Ayrton Centeno lança “Os Vencedores”, uma grande reportagem sobre a ditadura

ayrtoncentenoConvite_OsVencedores (2)

O jornalista Ayrton Centeno lança, dia 18 de novembro, em Porto Alegre, o livro “Os Vencedores” (Geração Editorial), uma grande reportagem de 850 páginas sobre os anos de chumbo da ditadura no Brasil. O mote do livro, segundo o autor, é “quem ganhou, perdeu e quem perdeu, ganhou”, ou seja, os derrotados pela ditadura de 1964 são hoje os verdadeiros vencedores, enquanto os vencedores de 50 anos atrás perderam sob o ponto de vista do julgamento da História.

O livro traz relatos de Dilma Rousseff, José Genoíno, Aloysio Nunes Ferreira, Frei Betto, Gilberto Gil, Carlos Araújo, Alfredo Sirkis, Raul Ellwanger, Tarso Genro, Ignácio de Loyola Brandão, Marília Pêra e José Dirceu, entre outros e outras. O lançamento ocorrerá na livraria Saraiva, do Moinhos Shopping, a partir das 19 horas.

Chega em muito boa hora o livro de Centeno. No momento, em que voltam a se ouvir abertamente algumas vozes nas ruas de cidades brasileiras defendendo um novo golpe militar contra a democracia, a atualização dos crimes cometidos pela ditadura e do que ela custou ao povo brasileiro tem uma dimensão civilizatória contra a tentação do retorno da barbárie.

Sobre maweissheimer

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho com Comunicação Digital desde 2001, quando foi criada a Agência Carta Maior, durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. Atualmente, repórter no site Sul21 e colunista do jornal Extra Classe.
Esse post foi publicado em História, Política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário