“Nos negamos a desaparecer. Não vamos abandonar a nossa terra”, diz embaixador palestino

Ibrahim Alzeben: “Os que cometeram crimes contra o povo palestino serão levados a tribunais internacionais”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

A morte de 59 pessoas na véspera da Nakba, data em que os palestinos lembram o dia em que foram expulsos de suas terras após a criação do Estado de Israel em 1948, representou um fato corriqueiro na vida do povo palestino nas últimas décadas. “Trata-se de uma renovação, de um testemunho vivo do que o povo palestino vem vivendo nestes 70 anos, desde 1948 até o dia de hoje”, disse o embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, ao comentar o resultado trágico de mais um dia de protestos na fronteira da Faixa de Gaza com Israel. O diplomata esteve em Porto Alegre, segunda-feira (14), para participar de um seminário, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para marcar a passagem dos 70 anos da Nakba e debater a situação atual do povo palestino.

Em entrevista ao Sul21, Ibrahim Alzeben falou sobre essa realidade e sobre o significado da decisão dos Estados Unidos de transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém. Segundo ele, com essa medida, os Estados Unidos deixam “cair a máscara” e assumem sua posição de apoiadores da ocupação militar da Palestina. “Os Estados Unidos sempre quiseram aparentar uma postura de mediador e de um parceiro para a paz. Com a transferência de sua embaixada para Jerusalém demonstra que é um aliado indiscutível dos israelenses, aliado e apoiador da ocupação militar”. Ao lamentar a morte de 59 palestinos na segunda-feira e “dos outros milhares de palestinos que caíram ao longo desta caminhada pela libertação”, ele assegurou: “Seguiremos resistindo. É um momento para reafirmar a nossa resistência. Nós nos negamos a desaparecer. Essa terra é nossa. Vivemos nela há mais de 10 mil anos e não vamos abandoná-la”. (Leia aqui a íntegra da entrevista)

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Mundo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s