‘Esquerda precisa se apresentar unida em 2018 com uma alternativa ao desmonte do Estado’

Raul Pont: “Precisamos sentar à mesa e discutir um programa. Isso não significa abrir mão de nada”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

A esquerda carrega a fama de se dividir com frequência e de ter grande dificuldade em construir unidade entre suas diferentes forças. O processo do golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff e colocou Michel Temer no governo, dando início a um processo de desmonte de direitos e políticas públicas construídas na última década, aproximou a luta de partidos e organizações de esquerda que, até então, não se encontravam. A proximidade das eleições de 2018, porém, mesmo que a realização destas esteja cercada por um véu de incertezas, mostra que os caminhos da divisão seguem abertos. Superar esse caminho da divisão é o principal desafio que a esquerda tem para 2018, diz Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre e integrante do Diretório Nacional do PT.

Em entrevista ao Sul21, Pont fala sobre o processo eleitoral de 2018 e, em especial, sobre a disputa para o governo do Estado. Ele defende a construção de uma ampla frente política com os partidos que lutaram contra o golpe e seguem lutando contra o desmonte de direitos e em defesa da democracia. “O que a gente ouve na rua das pessoas que estão lutando contra esse processo de desmonte e de ataque à democracia é que elas querem uma alternativa. Não uma alternativa isolada e demarcatória simplesmente, mas um projeto que tenha força e capacidade e de disputa”, defende o ex-prefeito da capital gaúcha. E acrescenta:

“Precisamos nos apresentar à sociedade como um bloco sólido. Precisamos sentar à mesa e discutir um programa. Isso não significa abrir mão de nada, de debates estratégicos que podem nos diferenciar em um ou outro aspecto. Neste momento, o que a população espera do conjunto da esquerda no Rio Grande do Sul é a apresentação de uma alternativa concreta, o que passa pela elaboração de um programa comum”. (Leia aqui a entrevista na íntegra)

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s