Guilherme Boulus participa de debates em Porto Alegre nesta sexta e sábado

Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Por Katia Marko

O coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulus estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (29) e sábado (30).

Na sexta-feira, participa às 17h do debate “Caminhos para superar a crise”, organizado pelo DCE da UFRGS, na FACED (Faculdade de Educação no Campus Central). Logo após, às 19h30, visita a Ocupação Povo Sem Medo de Porto Alegre, do MTST RS, no bairro Sarandi. A Ocupação vai completar 3 semanas nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, e já conta com mais de 509 famílias.

No sábado (30), a partir das 16h, Boulus participará do lançamento da plataforma “Vamos! sem medo de mudar o Brasil” em Porto Alegre, no Sindicato dos Bancários, com o debate sobre a Democratização do Poder e da Política. A mesa contará também com a presença de Henrique Fontana, Berna Menezes, Luciana Genro, Silvia Ferraro e Tarso Genro.

A iniciativa da Frente Povo Sem Medo do RS é parte de um ciclo de debates nacionais para avançar na construção de um programa de esquerda, com aprofundamento da democracia e em sintonia com as lutas populares.

Estão ocorrendo debates em praças públicas, em ao menos sete capitais brasileiras, com transmissão ao vivo pela plataforma, até novembro. Além disso, o site terá uma ferramenta de participação virtual, pela qual todos/as poderão deixar suas contribuições.
O debate está organizado em torno de 5 eixos: Democratização da economia; política e poder; territórios e meio ambiente; cultura e comunicações; e um programa negro, feminista e LGBT. As atividades são abertas.

“O Brasil está afundado numa de suas maiores crises. Uma crise econômica profunda, na qual os remédios da austeridade levaram o País à UTI, sem sinais de melhora. E também uma crise de representação política, com o Congresso desmoralizado, um governo ilegítimo e, sobretudo, um sistema falido e sem credibilidade. No meio da confusão, o Judiciário ocupa o vácuo de poder e disputa o papel de salvador com excrescências como Jair Bolsonaro. O nível de regressão social e dos direitos é inédito, sem que a reação popular esteja à altura para bloqueá-lo. Até mesmo as limitadas conquistas democráticas dos últimos 30 anos estão em xeque. Num cenário como este é preciso debater os rumos a tomar. Por isso, a Frente Povo Sem Medo lançou a plataforma VAMOS, um ciclo de debates para discutir um projeto para o Brasil. A ideia é realizar uma discussão ampla, nas redes e nas praças, que contemple a diversidade de representações e de posicionamentos políticos”, explica Boulus.

Agenda de Guilherme Boulus

Sexta-feira (29/9)

17h – Caminhos para superar a crise, organizado pelo DCE da UFRGS na FACED (Faculdade de Educação no Campus Central)

19h30 – Participação na Assembleia Geral na Ocupação Povo Sem Medo de Porto Alegre (Rua Severo Dullius – final da rua do BIG da Sertório)

Sábado (30/9)

16h – Debate nacional do Vamos sobre a Democratização do Poder e da Política com a presença de Henrique Fontana, Berna Menezes, Luciana Genro, Silvia Ferraro e Tarso Genro, no largo Zumbi dos Palmares.

Sobre maweissheimer

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho com Comunicação Digital desde 2001, quando foi criada a Agência Carta Maior, durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. Atualmente, repórter no site Sul21 e colunista do jornal Extra Classe.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Guilherme Boulus participa de debates em Porto Alegre nesta sexta e sábado

  1. Ulisses Almeida Nenê disse:

    A iniciativa de trazê-lo é ótima, parabéns. Só acho um problema essas mesas repletas de gente, o convidado especial acaba tendo pouco tendo para falar e é quem mais as pessoas querem ouvir, mais um debatedor já está ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s