Vazamento de esgoto democrático em Porto Alegre

Vazamento de esgoto no bairro Rio Branco

Quando visitamos a Vila Nazaré, durante a produção do especial sobre os processos de gentrificação em Porto Alegre, publicado no Sul21, a principal reclamação que ouvimos dos moradores era o convívio com vazamentos de esgoto que escorriam – e seguem correndo – pelas ruas e becos da comunidade. Apesar de constantes chamados e reclamações, relataram, o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) simplesmente não apareciam.

Vazamento de esgoto na Vila Nazaré. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O problema está atingindo também comunidades de classe media alta da cidade, como os moradores da rua Castro Alves, no bairro Rio Branco que estão convivendo, há vários dias, com vazamento de esgoto desfilando em frente de suas residências. Há quem diga que a estratégia do governo Marchezan é sucatear mesmo a qualidade do atendimento para justificar privatizações de órgãos públicos como o Dep, mesmo que isso atinja setores da sociedade que votaram nele nas últimas eleições. Ao menos é um vazamento de esgoto democrático.

Sobre maweissheimer

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho com Comunicação Digital desde 2001, quando foi criada a Agência Carta Maior, durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. Atualmente, repórter no site Sul21 e colunista do jornal Extra Classe.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s