Criticado, 2016 reage: “A culpa é de vocês!”

tempo

Ayrton Centeno

Mas ia o matusalênico 2016 saindo do calendário para entrar na História quando consegui fisgá-lo pela ponta do camisolão puído. Virou-se deixando ver a barba comprida e branca que lhe batia quase à altura do umbigo. Dirigiu-me um olhar enviesado, algo entre contrafeito e iracundo. Sem dar tempo ao tempo – curtíssimo, aliás – joguei-lhe a primeira pergunta nas fuças já com ar provocativo:

P – Então, você fez o que fez e ia saindo à francesa, sem prestar contas do despautério que foi sua passagem por aqui?

R – Pois falaram tão mal de mim que, não fosse meu mandato estar chegando ao fim, eu renunciaria…

P- E porque não renunciou lá pelo verão passado, deixando o 2017 tomar conta do seu boteco? Ele cumpriria um mandato tampão até dezembro e, agora, na virada do ano, na hora dele assumir, passaria o cetro direto pro 2018, com eleições etc…

R – Se soubesse que o troço ia ficar do jeito que ficou… Mas achei que, talvez, ainda desse pra consertar e fui ficando…

P – Mas vá ser otimista lá em 1964, seu gagá! Cunha, Temer, Quadrilha, Mendoncinha, Gato Angorá, Renan, Bolsonaro, Marchezan, Dória, Caiado, Serra, Aécio, Crivella, Jucá…Até o Al Capone iria ficar com inveja…

R – Pára aí! Toda essa catrefa que você citou andava por aí faz tempo. São crias da ditadura, do FHC, do Collor. Não tenho nada a ver com isso. Eles só viram uma janela de oportunidade e… Crã!…deram o golpe…

P- Crã? Você é do tempo do Crã? Faça-me o favor…Além do mais, a tal janela de oportunidade ocorreu no seu mandato e você ficou mais quieto que guri mijado…

R- Não me jogue esta culpa! Dei um tempão pro Teori Zavascki pensar no caso do Cunha. E ele gastou seis meses pensando e pensando sentado no seu piniquinho. E só meteu o pé na bunda do Cunha depois que o Cunha fez a caveira da Dilma.

P- Não acredito que você pegou a democracia que o 2015 lhe repassou e, agora, vai entregar um governo golpista pro 2017 e ainda fica inventando desculpas!

R- Ei, vamos baixar a bola, seu canetinha. A propósito, o 2015 não tá com essa bola toda. Lembra como foi a gestão dele? Era só conspiração, sacanagem e pancadaria da mídia. E foi o ano em que o Cunha, o Moro e o Aécio aprontaram todas.

P – E as passeatas dos coxinhas?

R – E lá eu tenho culpa se uma cambada de pascácios patrocinados pelo PSDB e a Fiesp e turbinados pela mídia resolveu se fantasiar de CBF, botar a bunda de fora na avenida e pedir a volta da ditadura?

P – Pascácio é bom…

R- De mais a mais, não dá pra condenar a mim nem ao 2015. Não se esqueça de 2014 quando foi eleito o pior congresso desde que Cabral botou o pé nessa joça… E os caras, de imediato, elegeram o Cunha presidente da Câmara.

P – O que você está querendo dizer?

R- Somente o óbvio, Caneta: que a culpa da merda toda é de vocês. Que eu sou apenas o rio que recebeu a avalancha de esgoto não tratado que vocês jogaram sem parar no meu leito.

P- Mas você não tomou nenhuma atitude!

R – E você acha que é fácil? Trabalho com o material que me dão. Você quer que eu vá esculpir um diamante a partir de um cocô?

P – Você ainda quer se defender? Foi um ano de atentados, massacres, furacões, desastre de avião, desemprego, fundamentalismo babaca, destruição do patrimônio do país, entrega da Petrobrás, avanço da direita, do racismo, do preconceito, da ascensão do pior do pior da humanidade. Isso sem contar a ida do Inter pra Segundona. Me admira que você não tenha tirado uma selfie com o Trump. Ele é a sua cara.

R – Trump? Também fica na minha conta? Se fosse a Hillary você acha que seria melhor? Pro quintal deles – ou seja, vocês – daria no mesmo. Vão levar ferro no rabo do mesmo jeito…

P – Estou sentindo você muito pra baixo…

R – E não é pra estar? No fundo, eu queria que o meu período fosse outro. Fazer um papado luminoso que nem o do Francisco. Mas, agora, saio apedrejado.

P – Acha uma injustiça, né?

R – Acho sim. Pelo resto dos tempos todos se lembrarão de 2016 como o ano da burrice, da violência, da intolerância, da hipocrisia, da mentira, do renascer da barbárie…

P – Alguns dizem até que você não foi ano mas ânus…

R- Sem contar esse tipo de deboche…Vocês devem estar sonhando com um novo 1968. Pois é, o Meia Oito até hoje continua desfilando no Departamento dos Anos Passados com calça jeans, t-shirt, tênis, Marcuse no sovaco, um baseado no bolso e um molotov na mão. Faz o maior sucesso. Já o Meia Quatro anda fardado de milico e ninguém leva o tipo a sério.

P – Bem que o 2017 poderia se inspirar no Meia Oito…

R – Não esqueça que o Meia Oito, na saideira, deixou o AI-5 pro Bananão…

P – De novo, socializando a lambança. Caraca! Vá fazer análise! Você nos levou o Muhammad Ali, o Fidel, o Bowie, o Umberto Eco, o Cruijff, o Lake e o Emerson do Emerson, Lake & Palmer, o Leonard Cohen, o Dom Paulo, o Ferreira Gullar, o George Martin, o Ettore Scola, a Debbie Reynolds, entre muita gente boa. Na finaleira, nem a Força conseguiu impedir que você levasse a Princesa Leia e nos deixasse Jabba The Hut. É típico do seu caráter: levou a mocinha e nos deixou o vilão…

R – Jabba The Hut?

P – Vai dizer que não acompanha a saga? Jabba the Hut, que aqui a gente pode chamar de Gilmar Mendes…Vá ver: é a mesma lata, foram separados no nascimento.

R – Bem, a conversa tá boa mas tá chegando a hora.

P – Já vai tarde!

R – Quanta originalidade…Ei, quem vem vindo lá longe no meio da bruma? Será que estou vendo bem? É ele, é o garotão 2017…

P – Não pode ser. Aquele vulto tem guampas e cauda…

R – Pois é. Desconfio que vocês vão ter saudade do velho aqui…

P – Pois que venha. Se for quem estou pensando, vamos botá-lo pra correr. Mas antes vamos capá-lo!

Anúncios

Uma ideia sobre “Criticado, 2016 reage: “A culpa é de vocês!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s