“Privatização da CEEE é um crime lesa Estado e lesa pátria”, diz ex-presidente da empresa

Gerson Carrion: “O que esse pacote faz, na verdade, é eliminar 100% a existência de uma política energética no Estado”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Gerson Carrion: “O que esse pacote faz, na verdade, é eliminar 100% a existência de uma política energética no Estado”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O projeto do governo Sartori para privatizar a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a Sulgás significa acabar com toda a política energética do Rio Grande do Sul, entregar patrimônio público a preço vil e quarteirizar a matriz energética do Estado. A avaliação é do ex-presidente da CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, que, em entrevista ao Sul21, contesta os motivos apresentados pelo governo José Ivo Sartori (PMDB), para encaminhar essas propostas à Assembleia. “

O secretário geral de governo, Carlos Búrigo, disse na apresentação do projeto que a CEEE não tem capacidade de investimento. Essa informação não tem nenhum fundamento técnico. Só a distribuidora, em quatro anos, investiu R$ 2 bilhões”, diz Carrion que qualifica a proposta de venda do grupo como um “crime lesa Estado e lesa pátria”. E acrescenta: “O que esse pacote faz, na verdade, é eliminar 100% a existência de uma política energética no Estado. O governo Sartori quer, simplesmente, vender todo o nosso sistema energético. Já conhecemos esse receituário. Sofremos ele com Britto, que vendeu dois terços da nossa área de distribuição, sem que isso tivesse qualquer contribuição para resolver os problemas estruturais das finanças do Estado,” lembra Carrion que é funcionário de carreira da empresa desde 1979. (Leia aqui a íntegra da entrevista)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s