“Palestina só terá alguma esperança se mudar a correlação de forças mundial”, diz sociólogo

30/11/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Entrevista com o palestino Lejeune Mirhan. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Lejeune Mirhan: “As atenções estão todas voltadas para a Síria e a Palestina saiu do foco”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O agravamento da guerra na Síria nos últimos meses contribuiu para tirar a questão palestina da linha de frente do noticiário internacional. Os desdobramentos do resultado desse conflito, porém, podem influenciar o futuro do processo de negociações visando a criação e o reconhecimento de um estado palestino. Na avaliação do Lejeune Mirhan, sociólogo, escritor e arabista, a correlação de forças internacional hoje é desigual para aqueles que querem um mundo melhor. No caso da luta do povo palestino pela criação de sua nação, defende, ela só terá alguma esperança quando for alterada essa correlação de forças na direção de uma conjuntura mais progressista. Em entrevista ao Sul21, Lejeune Mirhan fala sobre a atualidade da questão palestina e sobre como fatos recentes da política internacional, como a guerra na Síria e a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, podem mudar o mapa geopolítico global.

Mirhan esteve em Porto Alegre esta semana participando de um debate promovido pela Frente Gaúcha de Solidariedade ao Povo Palestino e pelo núcleo do Rio Grande do Sul do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz-RS), no Sindicato dos Bancário de Porto Alegre e Região. Lejeune Mirhan é membro da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabe de Lisboa e da International Sociological Association, além de ser o organizador da obra coletiva “E se Gaza cair” e de outros quatro livros. (Leia aqui a íntegra da entrevista)

 

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Mundo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s