Professores protestam contra parcelamento de salário pelo 9º mês consecutivo

Em Porto Alegre, os 38° e 39° núcleos do CPERS Sindicato promoveram um protesto na Praça Matriz, em frente ao Palácio Piratini. (Foto: Divulgação/CPERS)

Em Porto Alegre, os 38° e 39° núcleos do CPERS promoveram protesto em frente ao Piratini. (Foto: Divulgação)

Professores, funcionários de escola, estudantes, servidores da saúde e da segurança realizaram nesta terça-feira (1°) novos protestos contra o parcelamento de seus salários que, em outubro, se repetiu pelo nono mês consecutivo. Para manifestar seu repúdio ao novo parcelamento, educadores e funcionários paralisaram suas atividades em várias escolas do Estado e realizaram manifestações em frente ao Palácio Piratini, às Coordenadorias Regionais de Educação e a agências do Banrisul.

Em Porto Alegre, os 38° e 39° núcleos do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato) promoveram um protesto na Praça Matriz, em frente ao Palácio Piratini, que reuniu centenas de professores e estudantes. Além de repudiar o novo parcelamento, o ato também denunciou os projetos de lei estaduais e federais que tiram benefícios de servidores, entre eles a PEC 241, rebatizada agora de PEC 55 no Senado Federal. Confira algumas das manifestações que ocorreram segunda e terça-feira no interior do Estado:

Santa Maria

Centenas de educadores e estudantes reuniram-se na Praça Saldanha Marinho e manifestaram-se contra a política de parcelamento de salários do governo do Estado. Durante o ato, foi realizado um abaixo-assinado reivindicando o impeachment do governador José Ivo Sartori (PMDB). Centenas de assinaturas foram recolhidas.

Uruguaiana

Os educadores, juntamente com os servidores da saúde, reuniram-se no Centro da cidade na manhã de segunda-feira, dia 31. Com faixas e cartazes, os servidores protestaram contra o parcelamento de salários dos educadores e contra o atraso de pagamento dos funcionários do maior hospital da fronteira oeste, a Santa Casa de Uruguaiana. As duas categorias denunciaram à população o desmonte do serviço público e o caos instalado pelo governo Sartori nas áreas da educação e da saúde.

Ijuí

Educadores concentraram-se em frente ao Banrisul, no Centro da cidade, e exibiram uma  faixa denunciando os nove meses de parcelamentos consecutivos. Os educadores conversaram com a comunidade explicando a difícil situação dos professores e funcionários de escola, que enfrentam, mês após mês, o parcelamento de seus salários.

São Leopoldo

Na manhã desta terça-feira, dia 1º, educadores e estudantes do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider e da Escola Estadual 25 de Julho realizaram ato em frente da 2ª CRE contra o parcelamento dos salários e a PEC 241 (congela por 20 anos os investimentos nas áreas da saúde e da educação). A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e os diretores Ida Irma Dettmer e Cássio Ritter participaram da mobilização.

Pelotas

Professores, funcionários de escola e estudantes concentraram-se às 10h em frente à 5ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE para denunciar o descaso do governo Sartori com os educadores.

Rio Grande

Os educadores de Rio Grande reuniram-se em frente a agência do Banrisul e realizaram panfletagem, denunciando a política de diminuição de Estado promovida pelo governo Sartori. Professores e funcionários de escola também coletaram assinaturas para o abaixo assinado organizado pelo CPERS, que reforça o pedido de impeachment do governador, feito pela entidade.

Taquara

Educadores e servidores da Brigada Militar e Civil realizaram ato em frente a agência do Banrisul na manhã, desta terça-feira, dia 1º. Professores e funcionários de escola plantearam na sinaleira e dentro do Banco, denunciando o parcelamento dos salários dos servidores e o descaso com os serviços públicos essenciais para a população, saúde, educação e segurança.

Sobre maweissheimer

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho com Comunicação Digital desde 2001, quando foi criada a Agência Carta Maior, durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. Atualmente, repórter no site Sul21 e colunista do jornal Extra Classe.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário