Estudantes ocupam Faculdade de Educação da UFRGS

Estudantes ocuparam Faculdade de Educação da UFRGS, somando-se à luta nacional contra a PEC 241, o projeto Escola Sem Partido e a MP da reforma do ensino médio. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Estudantes ocuparam Faculdade de Educação da UFRGS, somando-se à luta nacional contra a PEC 241, o projeto Escola Sem Partido e a MP da reforma do ensino médio. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Os estudantes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que reúne os cursos de Pedagogia, Educação do Campo e Pós-Graduação, decidiram, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (31), ocupar o prédio da Faced, se somando à mobilização nacional contra a PEC241, que no Senado passou a tramitar como PEC55, o projeto Escola Sem Partido e também a MP que propõe a reforma do ensino médio.

Os estudantes da Educação se juntam, assim, aos do Instituto de Letras da UFRGS, que ocuparam o prédio do instituto no dia 26 de outubro. Estudantes da Letras participaram da assembleia de seus colegas da Educação, dando um relato sobre a mobilização no Campus do Vale. Alunos de outras unidades da UFRGS também estão debatendo a possibilidade de novas ocupações, aulas públicas e outras atividades nos próximos dias.

A ação iniciou por volta das 11 horas, quando os estudantes entraram na Faculdade, conversaram com seus colegas nas salas de aula e comunicaram a direção que estavam ocupando o prédio. Segundo Mateus Santos, estudante de Pedagogia, o objetivo do movimento é lutar contra a ofensiva contra a educação pública que se manifesta tanto em nível ideológico, por meio do Escola Sem Partido e da MP do ensino médio, quanto em nível estrutural, pela PEC241, congelando investimentos em serviços públicos fundamentais para a cidadania.

“Nós já estávamos conversando sobre isso há algum tempo não só com os estudantes. Temos professores que estão apoiando o nosso movimento. Esperava-se que a Faculdade de Educação, situada no coração do Campus Centro, tomasse uma atitude deste tipo, posicionando-se finalmente contra esse grande descaso com a educação”, diz Mateus Santos.

No início da noite desta segunda, está programada uma nova assembleia para organizar a ocupação e definir, de modo mais detalhado, a pauta do movimento. As aulas foram suspensas, pelo menos até o meio-dia desta terça-feira, quando ocorrerá uma reunião de negociação com a direção da Faculdade. Após essa reunião, os estudantes decidirão os próximos passos do movimento.

(*) Publicado originalmente no Sul21.

Anúncios

Uma ideia sobre “Estudantes ocupam Faculdade de Educação da UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s