Debate com Flavio Koutzii marca lançamento de “Resistência Internacional ao Golpe” em Porto Alegre

resistenciagolpelivro

O livro “A Resistência Internacional ao Golpe de 2016” (Projeto Editorial Práxis) será lançado sexta-feira (7) em Porto Alegre, às 18h30min, no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), com uma palestra de Flavio Koutzii sobre o processo de golpe no Brasil e a importância de uma mobilização internacional para enfrentar seus desdobramentos.

Koutzii lutou contra ditaduras no Brasil e na Argentina. Na Argentina, militou no Partido Revolucionário dos Trabalhadores – Exército Revolucionário do Povo (PRT-ERP), que pegou em armas contra a ditadura. Preso na Argentina, entre 1975 e 1979, voltou ao Brasil graças a uma campanha internacional pela sua libertação e participou da fundação da PT, partido pelo qual foi vereador, deputado estadual e chefe da Casa Civil durante o governo Olívio Dutra. O ato de lançamento contará também com a presença de Katarina Peixoto, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma das organizadoras do livro, e de José Carlos Moreira da Silva Filho, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC-RS e um dos autores da coletânea. Até o início do governo Temer, José Carlos Moreira era vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, função da qual foi desligado em setembro deste ano juntamente com outros cinco conselheiros.

Koutzii lutou contra ditaduras no Brasil e na Argentina. Preso na Argentina, entre 1975 e 1979, voltou ao Brasil graças a uma campanha internacional pela sua libertação (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Koutzii lutou contra ditaduras no Brasil e na Argentina. Preso na Argentina, entre 1975 e 1979, voltou ao Brasil graças a uma campanha internacional pela sua libertação. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O livro “A Resistência Internacional ao Golpe” é o terceiro de uma série de coletâneas que registraram o processo de ruptura constitucional no Brasil. Os outros dois textos, “A Resistência ao Golpe de 2016” e “A Classe Trabalhadora e a Resistência ao Golpe de 2016”, foram publicados antes do desfecho da votação do impeachment no Senado Federal.

Segundo Carol Proner, professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das organizadoras da trilogia, este terceiro exemplar da trilogia “documenta, com raro rigor e compromisso, o estado da destruição em curso no Brasil, sob o olhar externo e de brasileiros de renome internacional, em sua maioria”. “A obra recolhe as impressões sobre o processo vivido no país a partir do olhar de intelectuais, juristas, jornalistas, escritores e parlamentares do Brasil e de outros países que foram capazes de denunciar aquilo que não se quis ver”, diz ainda Proner.

Entre os autores que participam da obra, estão nomes como Adolfo Perez Esquivel, Baltasar Garzón, Boaventura de Sousa Santos, François Houtart, Francisco Louçã, Ignácio Ramonet, Michel Lowy, Naomi Klein, Noam Chomsky, Samuel Pinheiro Guimarães e Tarso Genro.

Há uma agenda de lançamentos desta terceira parte da trilogia, em alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Espanha. Durante o ato de lançamento, serão vendidos exemplares do livro, que ajudarão a financiar o lançamento da obra, em Nova York, no fim deste mês.

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Debate com Flavio Koutzii marca lançamento de “Resistência Internacional ao Golpe” em Porto Alegre

  1. Maria Nazaré Magalhães de Almeida disse:

    Grata pelo convite. Quero participar. Um abraço, Nazaré

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s