Sartori demitiu Wenzel sem nenhuma explicação. “Fiquei sabendo pelo Diário Oficial”

Nenhum integrante do governo Sartori entrou em contato com Wenzel (à esqierda na foto) para explicar os motivos de sua saída. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nenhum integrante do governo Sartori entrou em contato com Wenzel (à esqierda na foto) para explicar os motivos de sua saída. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

No dia 15 de julho deste ano, o governo do Estado realizou um seminário de imersão para avaliação geral da gestão, no Centro de Treinamento do Banrisul, em Porto Alegre. Cada área do governo teve um espaço de sete minutos para apresentar um resumo do trabalho realizado até aquela data. O então presidente da Fundação Zoobotânica, José Alberto Wenzel, apresentou os resultados de sua gestão que envolveram, entre outras medidas, contingenciamento de recursos e corte de gastos que reduziram de 20 a 25% o número de contratos em vigor. Wenzel aproveitou a ocasião para pedir a retirada do Projeto de Lei 300/2015, de autoria do Executivo, que propõe a extinção da Fundação Zoobotânica. Duas semanas depois, Wenzel ficou sabendo pelo Diário Oficial do Estado que havia sido exonerado do cargo que ocupava.

Wenzel diz que não tem certeza se o motivo de seu afastamento foi o discurso feito no dia 15 de julho, mas não consegue vislumbrar outra possibilidade. “Naquele dia, não pude perder a oportunidade, pois estava na presença do governador. Defendi que o PL 300, se tinha uma missão, está já tinha sido cumprida, pois a Fundação Zoobotânica havia se adaptado à nova realidade. Além disso, construímos um projeto substituto ao PL 300 que foi encaminhado ao governo. Por isso, pedi ao governador que fosse avaliada a retirada do projeto, defendendo que a Fundação Zoobotânica é fundamental para o Rio Grande do Sul e não é pesada para o Estado, com 186 funcionários e um orçamento anual em torno de 30 milhões (sendo 5 milhões oriundos de receitas próprias)”.

O agora ex-presidente relata que sua intervenção foi muito aplaudida durante o seminário do governo. “Me surpreendi até com os aplausos”, admite. Com o passar dos dias, Wenzel conta que começou ouvir rumores de que haveria uma certa insatisfação com ele dentro do governo. “Imagino que tenha sido em função daquela fala”. Ele relata que, no dia 29 de julho, chegou para trabalhar na Fundação por volta das 7h30min, quando foi informado por três servidores que o nome dele estava no Diário Oficial. Tinha sido exonerado. “A minha exoneração estava lá na página 6 do Diário Oficial, já com o nome do meu substituto, o agrônomo Luiz Fernando de Oliveira Branco”, relata Wenzel. Branco trabalhou na Emater, na bancada do PMDB e na Casa Civil. “Espero que seja um parceiro na luta em defesa da Fundação”, diz o ex-presidente.

Nenhum integrante do governo Sartori entrou em contato com Wenzel para explicar os motivos de sua saída. “Não recebi nenhuma explicação sobre os motivos. Realmente fui contundente na minha fala (no dia 15 de julho), mas sem ser desrespeitoso. Se foi esta a razão é uma luta que vale a pena. Na sexta e no sábado sofri muito, mas decidi olhar para a frente e não guardo ressentimentos. Recebi muitas manifestações de apoio de meus colegas e saio engrandecido desse episódio”, afirma o ex-presidente que retornou para a assessoria técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), onde é servidor de carreira.

O governo do Estado não divulgou, até a tarde desta terça-feira, nenhuma informação sobre a mudança de comando na Fundação Zoobotânica. Na página do governo do Estado não há nenhuma notícia a respeito da exoneração de Wenzel.

(*) Publicado originalmente no Sul21.

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Meio Ambiente e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sartori demitiu Wenzel sem nenhuma explicação. “Fiquei sabendo pelo Diário Oficial”

  1. Extinguir a Fundação Zoobotânica é ESTUPRAR A CIÊNCIA BRASILEIRA!
    PERDERAM O QUE RESTAVA DA VERGONHA!
    Sergio Furtado Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências UFRGS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s