Terça-feira terá paralisações, bloqueios e protestos contra golpe

Além de outras atividades, em Porto Alegre, haverá um ato público, a partir das 17 horas, na Esquina Democrática. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Além de outras atividades, em Porto Alegre, haverá um ato público, a partir das 17 horas, na Esquina Democrática. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

As entidades que integram a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo promovem nesta terça-feira (10), em Porto Alegre e em outras cidades do Estado, uma série de paralisações, atos e protestos “contra a admissibilidade do golpe do impeachment”, cuja votação está prevista para começar quarta-feira (11), no plenário do Senado. Segundo Claudir Nespolo, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS), “não será um dia normal”. Nespolo recomendou que a população “não saia de casa sem antes se informar como está a situação”. “Quem for sair”, acrescentou, “deve encontrar dificuldades maiores ou menores, dependendo da cidade e do horário”.

Nos últimos dias, vários sindicados realizaram assembleias e reuniões de trabalhadores para definir qual será sua participação nos protestos desta terça-feira, programados para ocorrer em todo o país. Os organizadores convocaram um Dia Nacional de Paralisações em defesa da democracia, dos direitos, trabalhistas, sociais e humanos e contra o golpe em curso no país. Estão previstas paralisações, atrasos de entrada no expediente, bloqueios de estradas e principais vias de acesso, passeatas, assembleias populares, ocupações de escolas e universidades, intervenções político-culturais e outras iniciativas das centrais sindicais e movimentos sociais do campo e da cidade. Em Porto Alegre, haverá também um ato público, a partir das 17 horas, na Esquina Democrática. Ao final do ato, será feita uma caminhada no centro da capital gaúcha.

Ainda segundo o dirigente da CUT-RS, “as manifestações serão pacíficas, mas fortes para alertar os senadores e os donos do capital de que a classe trabalhadora não abre mão da democracia e dos direitos sociais e trabalhistas conquistados com muita luta ao longo da história”. Nespolo anunciou também que as manifestações cobrarão dos senadores gaúchos que votem contra o golpe. “Enquanto o senador Paulo Paim (PT) tem se manifestado em favor da democracia, a senadora Ana Amélia (PP) votou a favor do golpe na comissão especial do impeachment e o senador Lasier Martins (PDT) tem dito que está do lado dos golpistas, manchando a história do trabalhismo de Getúlio, Jango e Brizola.”

Claudir Nespolo criticou o comportamento dos grandes meios de comunicação do Estado que não estão divulgando as manifestações programadas para esta terça-feira e tentam criar um clima de que o golpe está consumado, que a presidenta Dilma será deposta e o governo Temer será empossado, com legitimidade. “No entanto”, destacou o sindicalista, “os defensores da democracia não jogaram a toalha”. “Pelo contrário, continuamos fazendo a resistência e a luta, unindo a classe trabalhadora, movimentos sociais e milhares de cidadãos e cidadãs”.

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato) orientou a categoria a paralisar as atividades nesta terça. Além disso, o Conselho Geral do Sindicato terminou que, nos dias em que ocorrerem os períodos reduzidos, os professores debatam o documento do PMDB intitulado “Uma Ponte para o Futuro”, que contém as propostas de um eventual governo de Michel Temer. O departamento jurídico do CPERS disponibilizou um texto que analisa o documento do PMDB.

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Terça-feira terá paralisações, bloqueios e protestos contra golpe

  1. Norma de Mello Massas disse:

    EM DEFESA DO BRASIL, DA DEMOCRACIA E DE NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    NORMA DE MELLO MASSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s