Encontro debaterá presente e futuro do Bioma Pampa

Bioma-Pampa-1

O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MoGDeMA), em pareceria com ONGS gaúchas e com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promove na próxima quinta-feira (17) um debate sobre o futuro do Bioma Pampa. A atividade, aberta ao público, será realizada a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Avenida João Pessoa, 52). Em 17 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional do Bioma Pampa, data escolhida em homenagem ao nascimento do ambientalista José Antônio Lutzenberger. Considerando o Pampa como um patrimônio natural e um legado cultural do povo gaúcho e latino-americano, o MoGDeMA quer alertar sobre as ameaças que pairam sobre esse bioma, entre elas as monoculturas que avançam na região de campos.

O debate será dividido em dois painéis, sob a coordenação do biólogo Paulo Brack, professor do Departamento de Botânica da UFRGS, integrante do MoGDeMA e do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá). O primeiro abordará o Bioma Pampa como patrimônio ambiental e terá como debatedora a geógrafa Monica Marlise Wiggers, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS). O segundo tratará das políticas públicas para o Pampa, em especial, da aplicação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com a participação do biólogo Eduardo Velez, da Rede Campos Sulinos e do Centro de Ecologia da UFRGS, e de Annelise Steigleder, promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Sobre maweissheimer

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho com Comunicação Digital desde 2001, quando foi criada a Agência Carta Maior, durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. Atualmente, repórter no site Sul21 e colunista do jornal Extra Classe.
Esse post foi publicado em Meio Ambiente e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s