Seminário na UFRGS debaterá influência da propaganda nos hábitos alimentares

seminario1

As relações entre hábitos alimentares e propaganda serão tema do IV Seminário Universidade e Escola, que será realizado no dia 27 de junho, das 8h às 17h, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento é uma promoção do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

Segundo Noemia Perli Goldraich, coordenadora do encontro, a escolha do tema “Modismo versus cultura alimentar” justifica-se pela influência que a máquina de propaganda e marketing da indústria do setor exerce sobre os hábitos alimentares da população. “Muitas vezes as pessoas compram um produto porque assistiram propaganda na TV ou viram a capa de uma revista e acreditaram que se trata de um alimento que emagrece ou que traz benefícios à saúde. E nem sempre é assim. Precisamos discutir essas coisas”, diz a médica.

O encontro será aberto pela publicitária Nadia Rebouças, do Rio de Janeiro, que falará sobre “Quando modismo e propaganda substituem o feijão com arroz”. Na sequência, ocorrerá uma mesa redonda sobre “Cultura alimentar, produção de alimentos e valor nutricional: mudanças ou modismos?, com a participação das professoras Fabiana Thomé da Cruz, Flávia Charão Marques e Ingrid de Barros, todas da UFRGS. À tarde, a nutricionista Simone Radmann Wienke fará um relato da experiência premiada da prefeitura de São Lourenço do Sul com alimentação escolar e agricultura familiar. Depois serão realizadas três oficinas sobre os seguintes temas:

1) Aleitamento materno e mitos, que será ministrada pela nutricionista Angelita Laipelt Matias e a enfermeira Maria Rejane Seibel, ambas da Secretaria Municipal de Saúde.  

2) Pancs – plantas alimentícias não convencionais: modismos ou foram resgatadas para ficar?, com as professoras Ingrid de Barros (UFRGS) e Signorá Peres Konrad (Unisinos)

3) Alimentação escolar na educação infantil: saberes e sabores, com a nutricionista Sandra dos Reis Pinho da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

As vagas para as oficinas são limitadas e a inscrição deve ser feita no momento da inscrição para o seminário. A programação e a ficha de inscrições estão disponíveis na página do Núcleo.  O evento, que é gratuito e oferece certificado pela Prorext, conta com apoio das empresas I Love Sucos e Silvestrin Frutas, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e do Canal Futura.

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Mídia, Saúde Pública e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s