Porto Alegre recebe festival internacional de fotografia em maio

detetivealine

De 12 a 16 de maio, Porto Alegre será sede da oitava edição do Festival Internacional de Fotografia (FestFoto 2015), que trará à capital gaúcha uma mostra da fotografia contemporânea e um debate sobre o fotojornalismo no mundo digital. O FestFoto 2015 ocorrerá no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). A programação do festival inclui exposições digitais, palestras, workshops e leituras de portfólio. Além disso, o público poderá participar de palestras gratuitas com a presença de profissionais como James Estrin, editor de um dos principais blogs especializados em fotografia do mundo, o “Lens”, do The New York Times, e Pedro Meyer, fundador o blog Zone Zero, pioneiro da veiculação da fotografia na internet.

Segundo Carlos Carvalho, coordenador do festival, o tema do FestFoto 2015, “Tão longe e tão perto – a fotografia no limite da fotografia”, pretende explorar um ambiente de debate contemporâneo que mistura uma popularização do ato fotográfico e uma presença crescente da fotografia no terreno da arte. Em suas edições anteriores, o festival promoveu grandes mostras como a retrospectiva de Luiz Carlos Felizardo e de Ricardo Chaves, trouxe a obra de Marc Riboud e a exposição Gênesis, de Sebastião Salgado. Agora, em 2015, o evento pretende retomar sua tradição de convergência multimídia, exibindo trabalhos fotográficos somente por meio de projeções digitais.

Programação

A agenda de projeções reunirá novos autores e profissionais convidados em dois programas: o Fotograma Livre, composto por 20 trabalhos reunidos a partir de uma seleção pública, e o Diálogos Internacionais, com curadoria de Carlos Carvalho, que reunirá trabalhos garimpados em exibições e leituras de portfólio realizados em festivais e eventos internacionais. A mostra apresentará ao público brasileiro autores como Alejandro Almaraz (Argentina), Boris Eldagsen (Alemanha) e Brian Gorman (USA).

Um dos destaques da programação será o trabalho do argentino Alejandro Almaraz com retratos oficiais de pessoas que se sucederam como presidentes ou chefes de estado de países ao longo de muitos anos em países como Brasil, Estados Unidos, China, África do Sul, Coreia do Norte e União Soviética. Outro é o do fotógrafo norte-americano, Brian Gorman, que olha o corpo masculino como paisagem. Em séries que reúnem imagens isoladas ou retratos individualizados, a obra vai sendo composta por recortes que refazem a anatomia humana. Já o gaúcho Tiago Coelho visita as inusitadas ofertas de serviços expostas em cartazes pelas ruas da cidade para trazer os retratos dos personagens que dão vida a esta publicidade popular. O trabalho confirma, por exemplo, a existência da lendária “Detetive Aline” que anuncia serviço de investigação em toda a capital gaúcha.

Todas as atividades do Festival, uma realização do Brasil Imagem, são gratuitas e abertas ao público. A programação completa e outras informações podem ser encontradas na página do FestFoto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s