Painel debaterá 10 anos da Lei de Biossegurança e os transgênicos no Brasil

cartaz 10 anos da Lei de Biossegurança - 24-03-2015 final (2) Os 10 anos da Lei de Biossegurança no Brasil serão tema de um debate terça-feira (24), às 19 horas, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Lei Nacional de Biossegurança foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 24 de março de 2005. Os pesquisadores e ambientalistas Marijane Lisboa (PUC-SP) e Leonardo Melgarejo, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) falarão sobre a situação dos transgênicos no Brasil. A mediação será de Paulo Brack, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). Todos já atuaram na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e relatarão como os transgênicos são analisados e aprovados no Brasil.

Marijane Lisboa é socióloga e doutora em Ciências Sociais. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC/SP, ministrando cursos sobre temáticas ligadas ao Meio Ambiente, Direitos Humanos e Relações Internacionais. Leonardo Melgarejo é engenheiro agrônomo, coordenador do GT Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia. Também foi representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário junto à CTNBio, entre março de 2008 e 2014. Durante o evento, será homenageada a professora Magda Zanoni, falecida na cidade de Paris,no último dia 10 de março. Magda Zanoni é autora de estudos sobre temas relacionadas à biotecnologia e aos impactos dos organismos geneticamente modificados para a sociedade, a economia e o meio ambiente.

O evento é promovido pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá), Movimento Gaúcha em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema) e GVC – Projetos de Extensão em Biologia da UFRGS – Viveiros Comunitários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s