Hora de mais diálogo e de uma nova agenda

encruzilhada668

Vinicius Wu (*)

As mobilizações deste 15 de Março não podem ser ignoradas ou minimizadas. Teve golpista sim, mas também teve muita gente bem intencionada na rua hoje e o governo deve abrir dialogo com a sociedade visando uma repactuação. Transparência, participação social, reforma das instituições democráticas são temas essenciais a compor uma nova estratégia do Governo Dilma.

É preciso algum grau de ousadia e capacidade de inovação por parte do governo e do PT para recompor laços sociais estremecidos não somente com o andar de cima. É preciso isolar os golpistas e reconhecer a legitimidade de muitas das preocupações e questionamentos da rua. É indispensável disputar o imaginário social e construir narrativas que enfrentem o coro conservador. Um governo democrático – como o atual – deve se antecipar num momento como esse e apresentar uma agenda ao país.

Apesar do desconforto que sentimos com imagens de ódio que se proliferam por aí, é preciso abrir canais de mediação. Democracia é também a arte de reconhecermos a legitimidade das razões do outro. Antes isso do que o silêncio de consensos construídos pela força. Muito esforço e sacrifício foi necessário para a construção de um regime democrático no Brasil. E em nome de uma esquerda que jamais abre mão de sua vocação democrática é que o atual governo deve buscar novos caminhos para a afirmação dos valores da democracia e da república em nosso país.

(*) Vinicius Wu é Secretário de Articulação do Ministério da Cultura (@vinicius_wu)


		
Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Política e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s