Preso político uruguaio lança livro com poemas escritos no cárcere

Guillermo Rallo350 O uruguaio Guillermo Rallo lança dia 14 de novembro, às 18 horas, na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, “Contos de amor y dolor”, livro com os poemas ilustrados que escreveu na prisão, entre 1972 e 1973. Militante do Movimento Tupamaro, Guillermo passou 12 anos e sete dias dos seus 76 anos, como preso político no Uruguai. A publicação reproduz o caderno que ele montou na prisão para presentear a mulher Rose, brasileira que ele conheceu em Montevideu, e aos filhos, Carla e Ernesto, que tinham 3 anos e um mês e meio, respectivamente, quando ele foi preso.

O livro artesanal criado na prisão teve a participação de dois companheiros detidos. Os textos foram escritos por Guillermo e transcritos em papel de desenho por Xavier Xauvet. As ilustrações são de Guillermo e de Elbio Ferrario, hoje diretor do Museu da Memória no Uruguai.

Guillermo Rallo foi libertado em julho de 1984 e mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde a família já vivia. Cada página de seu livro é uma espécie de quadro de um estado de espírito, de desejo de sobrevivência e da expressão das suas vivências na ditadura uruguaia, que durou de 1973 a 1985.

Preso por integrar o movimento Tupamaro, foi torturado e passou por várias prisões da ditadura. No início mandava poemas de autores conhecidos à família até que foi estimulado por um companheiro de cela a escrever os seus próprios poemas. Guillermo não se considera um poeta, mas sim um “soldador de palavras”. Casado há 26 anos com Helena Maisonave, ele vive hoje em Porto Alegre.

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Política e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s