OAB cria Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no Rio Grande do Sul

rodrigopuggina

A seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) anunciou a criação da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no Rio Grande do Sul. A decisão segue o exemplo da OAB nacional que decidiu criar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Essas comissões terão como objetivo o resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações afirmativas como meio de reparação à população negra. A OAB aprovou também o encaminhamento de uma sugestão do governo federal para que crie comissão semelhante para atuar nos moldes do grupo que apura os crimes cometidos durante a ditadura militar.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Rodrigo Puggina (foto), a criação da Comissão é algo inédito que visa identificar e expor os fatos da escravidão para a sociedade atual. “Vamos dar um passo importante para coibir o preconceito e a discriminação, com o objetivo de um País mais justo e igualitário, inserindo, cada vez mais, a população negra e quilombola”, diz Puggina.

A criação dessa comissão é o tema central do programa Frente a Frente desta quinta-feira (6), às 22h, na TVE, que terá Rodrigo Puggina como entrevistado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s