Quantas copas por uma Copa? Ato em defesa das árvores de Porto Alegre

arvoresportoalegre A ofensiva desencadeada pela prefeitura de Porto Alegre contra árvores e espaços verdes da cidade, em nome das obras da Copa, está despertando uma contraofensiva em setores crescentes da população. O episódio do corte das árvores no Gasômetro, nesta quarta-feira, deixou isso claro. A reação contra a iniciativa da prefeitura mobilizou entidades ambientalistas, urbanistas, ativistas e vereadores que convocaram um ato para esta quinta-feira, às 18 horas, no local onde as árvores foram derrubadas nesta quarta. Segue abaixo o texto convocatório da manifestação que, no início da madrugada desta quinta, já contava com mais de 300 apoiadores no Facebook:

Quantas copas por uma Copa?

Mais uma vez o poder “público” municipal impõe um dito redesenho da cidade. Na manhã do dia 6 de fevereiro, 14 árvores da Praça Júlio Mesquita (Praça do Aeromóvel) foram cruelmente derrubadas. Essas árvores, que perfazem a lateral da Avenida João Goulart, estão ali a mais de 40 anos.

Um projeto que visa ampliação das avenidas, para a Copa/2014, que prevê a derrubada de mais 111 árvores do entorno (que já estão devidamente marcadas com “C”). Segundo a prefeitura, em “compensação”, seriam plantadas 401 mudas em outros locais da cidade (como se mudas pudessem compensar a importância de árvores que fazem parte da história de Porto Alegre).

Vale lembrar que as praças no entorno da Usina do Gasômetro são parques de lazer e não podem ser modificadas sem consulta popular. Cabe lembrar que projeto de revitalização do Cais do Porto, apresentado em 2012, a solução ao escoamento do tráfego da região aconteceria por via subterrânea (também questionável).

Queremos as árvores no lugar onde estão, nem um milhão de mudas pode compensar!

Quantas copas por uma Copa? Para responder tal questionamento vamos para a rua, para a frente do Gasômetro, mostrar que a cidade que queremos não é esta que estão tentando nos impor com a desculpa da Copa do Mundo!

Levem velas, instrumentos musicais, cartazes e vamos impedir que mais árvores sejam derrubadas!!

Mais amor, menos motor!

Foto: Guilherme Caon

Anúncios

Sobre rsurgente

Jornalista, Porto Alegre (RS), Brasil.
Esse post foi publicado em Meio Ambiente e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quantas copas por uma Copa? Ato em defesa das árvores de Porto Alegre

  1. Pablo disse:

    As ações da prefeitura são muito tortas… Eles chagam sem aviso derrubando as árvores e depois vão informar a população! É muita falta de planejamento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s