Para concluir a primeira etapa do programa de formação de Promotoras Legais Populares (PPLs), com ênfase na discriminação racial, será realizado, nesta quarta-feira (27), um debate sobre Ações Afirmativas, com a professora Petronilha Silva. Gaúcha, Petronilha escreveu a primeira dissertação de mestrado sobre educação e racismo nos anos 80 e seguiu tratando deste tema na sua trajetória acadêmica, realizando um pós-doutorado na Universidade da África do Sul. A professora também integrou o Conselho Nacional de Educação, quando elaborou as diretrizes para implementação da Lei da História da África.
O programa de formação de PLPs é desenvolvido pela ONG Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero há mais de 20 anos para fomentar a cidadania, a igualdade de direitos e o combate diário à discriminação. As promotoras podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres.
O debate com a especialista em educação e racismo acontecerá no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), às 18h30min.